Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

quinta-feira, outubro 09, 2008

Michael Shaw apresenta em Porto Alegre os sistemas sustentáveis de tratamento de água e esgoto

Michael Shaw apresenta em Porto Alegre os sistemas sustentáveis de tratamento de água e esgoto


Imprimir E-mail




Shaw: sistemas totalmente naturais utilizam plantas,
peixes, bactérias e microorganismos em vários países

Celebridade mundial na área da sustentabilidade, ele será o palestrante na abertura da Semana do Meio Ambiente, às 18h, no Colégio Militar.

Porto Alegre, RS – A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre, amanhã (02/06) terá a presença de uma das maiores autoridades mundiais em projetos sustentáveis, o engenheiro canadense Michael Shaw. Ele será o palestrante da solenidade, às 18 horas, no auditório do Colégio Militar, onde vai falar sobre sua maior especialidade, “Sistemas Sustentáveis no Tratamento de Água e Esgoto”.

Além do de água e esgoto, Shaw tem experiência com outras tecnologias e um conhecimento muito amplo de vários projetos mundiais sustentáveis, que envolvem desde prédios comerciais até cidades inteiras. Com outro pesquisador nessa área, o professor John Todd, Shaw tem duas patentes mundiais de tratamento biológico de esgotos, sem o uso de produtos químicos.

“Essa é a grande diferença dos sistemas que eles desenvolveram, enquanto a grande maioria das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) usam grandes quantidades de produtos químicos, os sistemas sustentáveis funcionam à base de microorganismos, bactérias, plantas e uma série de componentes do sistema vivo, com investimentos menores que as estações tradicionais”, explica o fundador e diretor do Centro de Referência e Interação em Sustentabilidade de São Paulo, engenheiro Jorge Geras, que está trazendo Michael Shaw a Porto Alegre.


Estação de tratamento implantada por Shaw

Um exemplo é o de Harlow North, ao sul de Londres, onde a British Petroleum está construindo uma cidade totalmente sustentável, de 25 mil habitantes, em que Shaw fez o projeto das áreas de energia e tratamento integrado. Na China, com o mesmo sistema de biotratamento está sendo despoluído um rio e outro será despoluído, enquanto na Índia fez um projeto de ETE para um hospital de doentes com HIV. De tão limpa, a água ao final do tratamento é utilizada na irrigação de plantações.

“Nessa parte de sustentabilidade e ecologia ele está em contato com tudo o que acontece de mais importante no mundo inteiro em termos de tecnologias sustentáveis, com projetos na Rússia, África, Ásia, Estados Unidos,”, afirma Jorge Geras.


Trabalho de despoluição na China

Outro detalhe interessante é que Shaw mora há 15 anos em Findhorn, uma famosa ecovila que existe há mais de 40 anos no norte da Escócia, totalmente sustentável do ponto de vista social, ecológico e econômico. Já foi tema de grandes reportagens na imprensa britânica e recebeu visitas de várias personalidades interessadas em projetos sustentáveis, como Fritjof Capra.

Ali os habitantes produzem o próprio alimento e geram mais energia do que consomem, utilizando apenas fontes renováveis: placas solares, turbinas eólicas e biodigestores.

Soluções para o Brasil

“Do ponto de vista social, Findhorn é uma comunidade bem diferente do estilo que a gente tem aqui em termos de convívio, com interação humana e um espírtio comunitário muito mais desenvolvido do que estamos acostumados. Ele tem muita bagagem para compartilhar e soluções muito práticas para ajudar no brasil”, assegura Geras.

Michael Shaw é representado na América Latina pelo Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade (CRIS), que tem sede em São Paulo e mantém parcerias com vários estados brasileiros e entidades internacionais. O instituto, dirigido por Jorge Geras, desenvolve vários projetos na área, como um hotel (SpAventura) com 70 chalés, em Ibiúna que não precisará de ar-condicionado e onde grande parte da energia e dos alimentos serão produzidos no próprio local, totalmente integrado com a sociedade do entorno – produtores de alimentos orgânicos.

Outro projeto de Geras é uma casa/sobrado, a Casa de Terra Granja Viana, feita de pau-à-pique, barro e palha, na qual todo o gás de cozinha vem de biodigestores que recebem os dejetos dos banheiros; e uma eco-passarela que vai ligar o prédio do Unibanco à Honda, em São Paulo e servirá também para ações de educação ambiental.

“O CRIS é uma ponte entre estes mundos, facilitando com a tradução de linguagens o contato e viabilizando projetos”, opina o vice-presidente da Fundação Gaia de Porto Alegre, Franco Werlang.

“Já se foi o tempo em que as tecnologias brandas em termos de impacto ambiental eram apenas tentativas, hoje elas são provadas e comprovadas, tanto que a China, atual canteiro de obras mundial, é um exemplo vivo da consolidacao destes processos e está contratando praticamente todos os consultores mundiais já reconhecidos nesta área para enormes projetos, viabilizando a custos reduzidos resultados maravilhosos”, acrescenta.

Texto da redação da EcoAgência. Reprodução autorizada, citando-se a fonte.

Mais informações:

www.crissustentabilidade.blogspot.com

Palestra de Michael Shaw:

Local: Auditório do Colégio Militar (Av. José Bonifácio, 363), segunda-feira, às 18h, A promoção é da Secretaria Municipall do Meio Ambiente e Prefeitura de Porto Alegre.

Fonte: EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário