Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

sexta-feira, março 09, 2007

Longe de casa, mas com requinte



Data: 06/03/2007

Para cada executivo um tipo de suíte, como a criada por Lionel Sasson para o Casa Hotel, no WTC. Viagens a trabalho são uma rotina na vida de muitos executivos. É justamente por causa dessas horas, em que eles estão longe de casa e da família, que as exigências e a procura por hotéis, que ofereçam mais do que simples hospedagem, crescem. Pensando neles, a Casa Cor faz este mês sua primeira iniciativa na área de hotelaria. Trata-se do Casa Hotel - WTC Design Floor by Casa Cor 2007.
Participam da mostra pouco mais de 40 profissionais de várias partes do País, que aceitaram o desafio de transformar dois andares do World Trade Center São Paulo (WTC) em um verdadeiro hotel de luxo. As 40 suítes, que eram exatamente iguais, transformaram-se em ambientes completamente diferentes, de acordo com a criatividade de cada arquiteto ou designer de interiores.
Outro diferencial do Casa Hotel é que, depois do término do evento no próximo dia 18, as suítes, tal como estão, ficarão durante um ano à disposição dos hóspedes para reserva. A suíte, batizada com o nome de seu criador, entre eles Lionel Sasson, Brunete Fraccarolli e Léo Shehtman, poderá ser escolhida a partir do site do WTC.
Segundo o organizador do Casa Hotel, Roberto Dimbério, o Brasil está entrando em uma nova fase na hotelaria. "O mundo começou a tratar o segmento de uma forma íntima. O público procura agora espaços mais fervilhantes, assinados por grandes nomes do design de interiores, inclusive com obras de arte."
Para Dimbério, o Casa Hotel é a evolução do hotel-boutique, onde tudo é bonito, às vezes impessoal e meio igual. "O que se tentou aqui foi colocar um pouco de história, um lugar que oferece aos seus hóspedes requinte, atenção e familiaridade."
O organizador destaca ainda que há suítes para todos os gostos e necessidades, como por exemplo, uma destinada a deficientes visuais, criada por Simone Goltcher e com consultoria de Dudu Braga, filho do eterno "rei" Roberto Carlos.
Também a preocupação com a questão ambiental está presente no Casa Hotel. A arquiteta Ana Lucia Siciliano produziu uma suíte de hotel sofisticada, porém ética. O ambiente inteiro é inspirado na Amazônia e foi desenvolvido com materiais renováveis e certificados. Fibras naturais, itens de fácil manutenção e respiração, valorizam o empreendimento, com um ar de modernidade e conforto.
Nos 40 ambientes, podem ser conferidos home offices, para estender a jornada de trabalho; artigos de relaxamento, como hidromassagem vertical acoplada ao boxe do banheiro; obras de arte; espaços multifuncionais. A mostra apresenta ainda uma ala inteiramente dedicada às mulheres executivas. São suítes pensadas especificamente para atender as necessidades e os desejos femininos.
É o caso do ambiente criado pela arquiteta e designer de interiores, Brunete Fraccarolli. Ela criou uma suíte com cores sóbrias e vibrantes ao mesmo tempo, criando uma extensão do universo de trabalho e, ao mesmo tempo, um local que permite o relaxamento depois de um dia estressante. "A mulher executiva é pouco lembrada nos hotéis. Muitas delas vêm de suas casas requintadas, mas querem algo diferente. Por isso, criei, um ambiente também com requinte, mas com luxo, cristal e muita sensualidade", diz Brunete Fraccarolli.
A arquiteta integrou o banheiro ao quarto, com vidro antireflexo. A cama tem a possibilidade de ser dividida em duas ou continuar em formato de casal. "Um lustre de cristal dá todo o requinte ao quarto." Brunete, que já tem experiência em criar ambientes para hotéis, diz que se inspirou nela mesma, no que gosta, para sua suíte.
Faride Elia também se inspirou na mulher executiva. O ambiente se divide em dois espaços. De um lado, um living para receber visitas ou apenas relaxar. Do outro, a privacidade da área de dormir. "Pesquisei as tendências mundiais, de hotel-boutique, mas não quis um quarto sem personalidade. Pensei na praticidade e na facilidade de manutenção, por isso, usei materiais como a fórmica."
Faride colocou muitos espelhos, inclusive um que permite a visualização do corpo inteiro, além de ganchos para pendurar bolsas. "Pensei ainda na executiva que saí à noite. Coloquei um busto de mulher, que permite deixar o traje pronto, com o vestido e o colocar, por exemplo, preparados para o uso."
Já o designer de interiores Lionel Sasson, em sua estréia no setor de hotelaria, criou um ambiente todo especial para o executivo. "Achei a idéia do Casa Hotel muito positiva, uma vez que no setor, o Brasil ainda é virgem. O turismo e a hotelaria são promissores no País, tanto que o evento vem chamando a atenção de representantes do setor, interessados em inovar em seus hotéis."
Sasson aliou em seu projeto tecnologia e estética, com praticidade e conforto. "Criar um ambiente para um hotel não é a mesma coisa que para uma residência. Assim, pensei em materiais de custo baixo, que permitissem manutenção e limpeza fáceis, aliadas à beleza e à praticidade."
A mesa de trabalho é giratória e permite que seja usada em diversas posições, até quando o hóspede estiver deitado. O grande diferencial do projeto de Sasson vem dos armários. No lugar dos cofres pequenos e pouco funcionais, que não permitem acondicionar um notebook, por exemplo, os armários fazem a vez do cofre. Para abrir o armário, o hóspede utiliza a impressão digital, que aciona a fechadura biométrica. A iluminação, por sua vez, é comandada em um processo auto-suficiente, sem fios, pilhas ou baterias.
O arquiteto baiano Sidney Quintela também criou pensando no executivo. Ele desenvolveu um projeto que permite a integração dos espaços a partir dos conceitos de bem-estar e praticidade. "O meu objetivo é fazer com que os hóspedes se sintam tão à vontade quanto em casa, porém em um lugar não-habitual, que tenha um astral diferente. É um hotel-boutique."
Destaca-se no espaço o apelo lúdico. Quintela transformou o quarto em um túnel de madeira, com as duas extremidades fechadas por espelhos, gerando repetições infinitas das imagens. "O túnel é uma viagem. É como se a pessoa entrasse em um link", revela. Divide a suíte em dois ambientes um prisma de espelho e a tevê pode ser visualizada de vários ângulos graças a um sistema giratório. No banheiro, o clima zen do ofurô e da cromoterapia contrasta com o design sofisticado dos metais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário