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sexta-feira, outubro 27, 2006
SMART-SPACE
SMART-SPACE A ARTE DE MONTAR NEGÓCIOS LUCRATIVOS
Atender as necessidades específicas de cada negócio e melhorar o ambiente de trabalho para todos que colaboram diarimente no espaço é um dos objetivos do estudo para adequação de Espaços mais conhecido por Smart Space.
Consciente de que o espaço é um recurso primário para área do negócio, o Smart-Space abrange todos os setores da empresa. Corporativamente, ele une Marketing, Recursos Humanos e Operacional. A imagem do escritório deve refletir o estilo da operação e a qualidade de serviços para os clientes e colaboradores. Oferecer um criativo e eficiente espaço de trabalho, propiciando um bom negócio de forma a atrair e reter os mais talentosos profissionais. Tudo isso, unido a localização, que tem impacto direto na eficiência e agilidade do escritório.
Os custos relacionados ao espaço do escritório são a segunda maior despesa depois dos custos de pessoal. Os espaços estão disponíveis 365 dias por ano e 24hs horas por dia, porém, sua utilização é menos de 10% do seu potencial total. Existe uma pressão para maximizar os espaços aumentando o número de pessoas por metro quadrado. A real maximização vem da revisão e mudança dos padrões e desenhos dos ambientes de trabalho que devem refletir a quantidade de tempo realmente utilizado no escritório.
Atualmente os espaços de trabalho tendem a se transformar rapidamente para atender as necessidades internas,externas e oportunidades – em particular a disponibilidade de novas tecnologias. E, assim como em nossa vida, a mudança é uma necessidade de negócio que gera resultado.
Além do que já foi abordado, há outros ingredientes para o sucesso de um projeto, tais como: a propriedade do projeto e comprometimento que devem sempre estar pautado num consenso; todos devem estar interados da missão e objetivos da empresa. Enfim, o Smart-Space avalia desde o início do projeto, passando pelos pontos importantes do aluguel e check-list, avaliação de mercado, até o processo estratégico de realocação e mudança – “short-list” de avaliação, negociação e implementação.
O check-list contempla todas as informações necessárias para orientar a concepção do projeto; número de empregados vislumbrando futura expansão,espaços definidos por unidade de negócio, divisão e atividades; previsão do orçamento inicial; resumo dos requerimentos operacionais; estratégia da Tecnologia de Informação; requerimentos de espaço para reuniões e treinamento; requisições em relação a visitas; logística de alimentação, segurança, práticas de gerenciamento do escritório e técnicos (ar-condicionado e energia).
Na hora de escolher um imóvel evite locais com muitas colunas – particularmente quando o espaço entre elas é menor que 6 metros, com desenhos irregulares, ângulos menores do que 90° e dividido em muitos espaços inibindo uma boa comunicação e interação da equipe.
No planejamento do espaço pode-se usar conceitos alternativos, os quais dividimos em Plano Aberto (PA), Espaço Compartilhado (EC), Endereço Fixo (EF) e Endereço Livre (EL). O PA visa a comunicação, a facilidade de adaptação e o baixo custo; o EC prioriza a flexibilidade, redução de custos e a melhoria do ambiente; o EF trata-se de uma propriedade individual, com localização consistente e oportunidade de personalização da estação de trabalho; já, o EL é a empresa que pode ser direcionada em qualquer lugar, seja, atravé do teleworking, do trabalho remoto ou do homeworking.
O Smart-Space é um conjunto de ações, especialmente criadas por arquitetos que trabalham com imagem corporativa, que buscam a realização e o uso estratégico do espaço o qual será destinado a uma empresa e/ou serviço. Empresários munidos dessa assessoria facilmente alcançarão o objetivo almejado.
Marcelo Todescan é diretor da Todescan & Siciliano Arquitetura, empresa de Arquitetura Corporativa, que tem como clientes: rede de fast food McDonald’s, Grupo Hospitalar Rede Vita, Instituto Baccarelli, Banco Unibanco, Projetos desenvolvidos baseados na Bioconstrução, entre outros.
Para falar com o escritório Todescan & Siciliano Arquitetura (11) 3052-1363/3052-1073.
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