Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

segunda-feira, outubro 30, 2006

ARQUITETOS APOSTAM NA BIOCONSTRUÇÃO COMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


ARQUITETOS APOSTAM NA BIOCONSTRUÇÃO COMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Todescan & Siciliano Arquitetura expande o conceito da bioconstrução, mostra a importância do designer ecológico e aposta nesta tendência criando a primeira ecovila da Capital paulista

Arquitetura e Urbanismo no contexto do desenvolvimento sustentável é a aposta dos arquitetos Marcelo Todescan, Ana Lucia e Frank Siciliano, diretores da Todescan & Siciliano Arquitetura. Engajados em projetos como a GEN (Global Ecovilage Network), GAIA Education (Curriculum de Educação para Sustentabilidade desenvolvido pela ONU) o trio vem trabalhado muito para disseminar a importância de projetar construções ecologicamente corretas e viáveis.

Idealizadores da primeira ecovila urbana na Capital paulista, batizada como Ecovila São Paulo, os diretores da Todescan e Siciliano ressaltam a função social da arquitetura e do urbanismo. “No contexto atual da tensão estabelecida entre os modelos de desenvolvimento e ocupação do território e a urgência da preservação e da recuperação dos recursos naturais e da qualidade ambiental urbana, surge a necessidade de trabalhar com materiais alternativos que dão o mesmo efeito e requinte que uma moradia confortável pede”, explicam.

Os arquitetos contam que os moradores de grandes metrópoles também podem contribuir com o meio ambiente adotando reformas e construções alicerçadas na Bioconstrução. A técnica da Bioconstrução é uma forma conceitual que vai além de uma manifestação arquitetônica. Interativa, ela possibilita a elevação da auto-estima do morador e o torna ativo, já que este participa de todo o processo construtivo. “Amassar barro para erguer as paredes da casa dá a verdadeira importância de fazer parte, de interagir com o meio ambiente e dar referência ao que é nosso”, ressalta Andréa Palma, proprietária de uma casa ecológica.

Marcelo, Frank e Ana Lucia afirmam que é possível introduzir a técnica em construções inteiras ou reformas parciais. “Desenvolvemos um projeto que está em fase de finalização que é totalmente bioconstrutivo, pois utilizou matérias-primas naturais, como pedras nos alicerces, paredes leves e finas, de estrutura em madeira reciclada, bambu, terra e argila. Além de não agredir o meio ambiente a residência ficará requintada e fará bem à saúde. Afinal, paredes revestidas por barro controlam a umidade e a temperatura interna da casa independente do clima externo”. Além disso, há outros materiais que podem substituir os convencionais em construções comuns, como móveis feitos de madeiras recicladas, lâmpadas mais eficientes para consumir menos energia, aquecedor no lugar do chuveiro elétrico, entre outros. “Em nossos projetos tudo gira em torno do consumo consciente”, afirmam.

A Todescan & Siciliano Arquitetura possuí ainda projetos em empresas e restaurantes fast food que já trazem em sua concepção projetos como captação e reuso de água, tratamento de esgoto, captação de energia solar e utilização de matérias-primas da região. “A possibilidade de integrar as necessidades de conforto e qualidade de vida a uma forma ética e sustentável de viver é a grande sacada deste segmento”.



Sobre a Todescan & Siciliano Arquitetura
Os arquitetos Marcelo Todescan, ana Lucia e Frank Siciliano são os profissionais responsáveis pela nova roupagem da rede McDonald’s na América Latina, rede de Hospitais Vita, nova sede do Instituto Bacarelli e estão frente do projeto de sustentabilidade Gaia Education no Brasil, que visa multiplicar o conceito sustentável. Além dos projetos corporativos, o trio é especialista em projetos residenciais e comerciais que utilizam à técnica da bioconstrução.


Informações para imprensa
KB Assessoria de Imprensa
(11) 4339-6038 / 4339-9214
Kelly Boscarioli – kelly@kbcomunicacao.com.br
Cibely Toller – cibely@kbcomunicacao.com.br
Emanuelle Oliveira – emanuelle@kbcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário