O PLANETA CLAMA POR GESTÃO SOCIO-AMBIENTAL
Por Marcelo Todescan
Globalmente nós estamos consumindo recursos naturais mais rapidamente do que o Planeta tem capacidade de recuperar, causando problemas como desaparecimento de florestas, espécies e mudanças climáticas.
Se cada pessoa no mundo tivesse um estilo como o dos norte americanos, por exemplo, seriam necessários mais cinco planetas para dar suporte a vida. Em outras partes do mundo isso acontece em diferentes níveis, porém não menos agressivo, comprometendo profundamente as próximas gerações.
O desafio é: Como podemos desfrutar de um estilo de vida sem comprometer as futuras gerações? Em minha visão e na de muitos especialistas, o desenvolvimento sustentável é a saída emergencial para todo esse caos.
Felizmente hoje micro-empresas e grandes corporações estão investindo num consumo consciente. A responsabilidade socioambiental vem alicerçada com a implementação da ISO 14000. Empresas que possuem esse selo realizam uma gestão ambiental focada em minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades.
Independente da área de atuação, todos os profissionais podem engajar seus projetos nessa busca pela sustentabilidade. O importante é disseminar a importância de criar produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos e viáveis.
Não é preciso ser ativista de algum grupo ambientalista para agir em favor da natureza. Todos nós podemos contribuir com o meio ambiente, basta adotarmos uma postura correta no desenvolvimento de nossas vidas.
Na América do Norte foi criado um sistema que certifica as cidades por suas construções sustentáveis. Batizado de LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Essa “Liderança na energia e no projeto ambiental” (LEED) funciona como um sistema verde de avaliação do edifício. Entre os requisitos para conseguir esse título, estão: local sustentável, eficiência da água (captação, tratamento e reuso), energia, materiais e recursos que não agridem o meio ambiento. Esse padrão é válido em todo o território norte americano.
Todos podemos crirar um LEED em nossos condomínios. O futuro do planeta vai ser decidido nas grandes cidades. A população de Chicago, Nova York, Los Angeles, Tókio e São Paulo, por exemplo, tem que dar seus passos nesssa direção, afinal, são nelas que se concentram o grande consumo.
Marcelo Todescan é diretor da Todescan & Siciliano Arquitetura, empresa de Arquitetura Corporativa, que tem como clientes: rede de fast food McDonald’s, Grupo Hospitalar Rede Vita, Instituto Baccarelli, Banco Unibanco e desenvolve projetos baseados na Bioconstrução e no desenvolvimento sustentável, tanto corporativos, quanto residenciais.
Para falar com o escritório Todescan & Siciliano
(11) 3052-1363/3052-1073 ou através do e-mail marcelotodescan@yahoo.com.br
Marcelo Todescan Francisco Siciliano Todescan Siciliano Todescan Siciliano Arquitetura Sustentabilidade Estilo Arquitetura Projetos Arquitetuta Projetos Urbanismo Transition Town TTT Cidades em Transição Arquitetura de Interiores Decoração Ecobuilding Estilo de Vida Vida Simples Ecologia Design Ecológico Bioconstrução Ecovilas Gaia Education Ecovillages Sustentabilidade Arquitetura Urbanismo Bambu
Nenhum comentário:
Postar um comentário