Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

sábado, outubro 21, 2006

Faculdade de Belas Artes - Design Ecológico para as Cidades Sustentáveis


Na terça-feira, dia 19, às 10 horas, a Faculdade de Belas Artes recebeu a educadora e consultora para sustentabilidade, May East e os Arquitetos Marcelo Todescan e Frank Siciliano, para falar sobre ‘Design Ecológico para as Cidades Sustentáveis’. O objetivo do encontro é explorar um modelo integrado de sustentabilidade, baseado num design ecologicamente responsável para o desenvolvimento de bairros latino-americanos.

“Num mundo globalizado economicamente e culturalmente, observamos que as sociedades latino-americanas adaptam-se cada vez mais aos modelos ocidentais de desenvolvimento, que estão distantes da nossa realidade e capacidadede ambiental”, afirma May.

De acordo com a consultora esses modelos precisam de transformações urgentes ou causarão a degradação acentuada dos nossos principais ecossistemas, dos quais depende nossa sobrevivência a longo prazo”. É nas nossas cidades, onde a atividade humana é mais intensa e concentrada, que o desafio do redesenho ecológico se faz mais urgente”, explica.

De acordo com o codenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Belas Artes, Turguenev Roberto de Oliveira, receber uma educadora com a experiência e vivência da May East é enriquecedor para qualquer instituição de ensino. “Em nosso curso prezamos pela educação completa. Queremos formar profissionais com visão de mundo. Nosso intuito é mostrar que a preocupação com o meio ambiente existe em qualquer âmbito social ou área de atuação. Por isso, é de fundamental importância que nossos alunos tenham noção do que é uma educação sutentável”.

Na palestra May, Marcelo e Frank, apresentarão uma abordagem sistêmica de sustentabilidade promovida e implementada pela Global Ecovillage Network - Rede Global de Ecovilas, uma rede mundial de assentamentos humanos sustentaveis.

Fonte
May East - Educadora e consultora para sustentabilidade, trabalha internacionalmente com o movimento global de ecovilas e novo urbanismo. Uma das diretoras da ecovila Findhorn Foundation, onde mora ha 14 anos e coordena o renomado Ecovillage Training, conferencias e roundtables. Diretora de Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN-Global Ecovillage Network.Como Diretora do Programa Gaia Education lidera um think- thank de designers ecológicos conhecidos como GEESE- Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth. May é, ainda, embaixadora do Club of Budapest, Consultora Pedagógica da CIFAL Network da UNITAR- United Nations Institute for Training and Research.

Marcelo Todescan - Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie no ano de 1.984, sócio diretor do escritório Todescan & Siciliano Arquitetura, Designer Ecológico, membro do GEN(Global Ecovilage Network), idealizador e membro do grupo Ecovila São Paulo e facilitador da GAIA Education (Curriculum de Educação para Sustentabilidade).

Frank Siciliano - Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie no ano de 1.984, sócio diretor do escritório Todescan & Siciliano Arquitetura, Designer Ecológico, membro do GEN(Global Ecovilage Network), idealizador e membro do grupo Ecovila São Paulo e facilitador da GAIA Education (Curriculum de Educação para Sustentabilidade).

Palestra
Tema: Design Ecológico para as Cidades Sustentáveis
Data: 19 de setembro
Horário: 10 horas
Local: Auditório Raphael Galvez Dazzan (Unidade II), Faculdade Belas Artes – Rua Dr. Alvaro Alvin, 90, Vila Mariana, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário