Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

sábado, outubro 21, 2006

Entrevista com Ana Lucia Siciliano - WMulher


Talvez uma palavra defina a arquiteta Ana Lucia Siciliano, intensidade. Ela faz o seu trabalho com o coração. Dinâmica e inovadora, Ana Lucia Siciliano procura chamar atenção para a necessidade de uma arquitetura com preocupação ecológica. Participando pela 4ª vez na Casa Cor de S. Paulo, Ana Lucia montou uma Livraria com Café, ela criou um ambiente sofisticado com um design étnico. Na sua composição utilizou a luminária de papel Craft reciclado e piso de madeira, tijolos e revestimentos de demolição. Os moveis foram elaborados com madeira certificada. Confira sua trajetória pessoal e suas idéias na entrevista abaixo.

WM: Como você se interessou pela arquitetura?

Ana Lucia: O espaço arquitetônico sempre me chamou a atenção, acho importante a valorização, a interação das pessoas com os locais onde vivem, é fundamental para o bem estar.

WM: Qual foi a faculdade que você. cursou?

Ana Lucia: Fiz a Brás Cubas em Mogi das Cruzes (SP).

WM: Quando você. começou a trabalhar?

Ana Lucia: No primeiro semestre da faculdade fui trabalhar com um professor da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, o arquiteto Fábio Goldman. No inicio do segundo ano mudei para o escritório de outro professor do Mackenzie o arquiteto Joaquim Barretto.

WM: Quanto tempo você permaneceu lá?

Ana Lucia: Lá permaneci por 3 anos,foi realmente uma grande escola, ele era brilhante. Tive a oportunidade de trabalhar em vários projetos de residências, prédios, escritórios um universo variados de projetos e também na área de arquitetura de interiores.

WM: Alguma curiosidade desse período?

Ana Lucia: Assim que ingressei na faculdade, viajei com o professor Luciano Bernini e um grupo de 24 estudantes de arquitetura para a Europa, lá fomos recebidos pelo governo alemã, Italiano e Francês e num período de 60 dias visitamos muitas obras e escritórios de Arquitetura destes locais, foi uma viagem de muito aprendizado.

WM: Quando você passou a trabalhar de forma independente?

Ana Lucia: Ainda cursando a faculdade e trabalhando, em conjunto com seis amigos também estudantes de arquitetura montamos um escritório. Fazíamos “bico”, que é o trabalho realizado à noite, após as aulas e o emprego que cada um de nós tínhamos. Os professores iam ao escritório, orientavam a nossa tese de conclusão de nosso curso de graduação. O próprio Joaquim Baretto orientou a minha tese. Executávamos serviços para eles e para outros escritórios. Foi um período muito intenso.

WM: Sobrava tempo para dormir e descansar?

Ana Lucia: Pouco. Acredito que íamos dormir por volta da meia- noite e às 6 horas da manhã já estávamos levantando para ir à faculdade.

WM: Quando você se formou?

Ana Lúcia: Conclui a faculdade em 1984.

Casa Cor 2006

Veja Matéria no site WMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário