Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

terça-feira, junho 19, 2007

Casa Cor Ecológica em 2007

Data: 15/06/2007

Preocupação com o aquecimento global e a escassez de matéria- prima, como madeiras de lei, para confecção de mobílias em geral, é uma das questões que a Casa Cor 2007 apresenta em seus projetos ecologicamente corretos.

De todos os espaços que tratam a questão ambiental, 4 chamam a atenção:Parte dos materiais usados foi reaproveitada da reforma do Café Relógio e de outras obras dos arquitetos; o chão foi revestido com borracha reciclada de pneus; enquanto as luminárias e outros objetos de madeira foram feitos de fibras e madeiras certificadas. Mas o mais interessante é que toda a água usada na decoração e na irrigação do ambiente (chamada “água cinza”), é tratada e reutilizada para regar as jardineiras do Café do Relógio.

Os arquitetos Ana Lucia Siciliano, Marcelo Todescan e Frank Siciliano encomendaram à Coltivare Paisagismo e Jardinagem um jardim do futuro. A idéia seria transformar o jardim ao entorno do Café do Relógio em um ambiente agradável, moderno, charmoso e funcional, que tivesse integração com o projeto dos arquitetos, cujo principal diferencial é a sustentabilidade e o design ético. No projeto paisagístico inovador e sustentável, a empresa de jardinagem Coltivare adaptou plantas a um sistema de reuso de água, chamado de “zona de raízes”.
Esse trabalho foi baseado em uma pesquisa realizada pela ONG ”O Instituto Ambiental”. “As jardineiras trarão copo de leite por conseguirem viver em áreas encharcadas e por sua capacidade de absorvação de água e nutrientes, que no processo normal de irrigação seriam desperdiçados.

O Café do Relógio contará ainda com um canteiro central, que será um local de interação com o público. Nele foram utilizadas ervas tais como manjericão, citronela, lavanda, dentre outras. Segundo as paisagistas, as espécies foram escolhidas levando em consideração fatores como aroma, sabor, além, é claro, de seus atributos estéticos. Com uma significativa função ornamental foram plantados pés de café na lateral do projeto. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário