Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

segunda-feira, março 05, 2007

Hotel com jeitinho de casa


Data: 03/03/2007

Quarenta arquitetos e decoradores participaram de um desafio no início deste ano, em São Paulo: decorar dois andares de um hotel de luxo da cidade, sem modificar suas estruturas, adotando projetos exclusivos, com foco na hotelaria brasileira. Esse é o Casa Hotel, que acontecerá no WTC Hotel, em São Paulo, de 1º a 18 de março, o mais novo segmento do Casa Cor – evento que há mais de 20 anos vem ditando novas tendências de decoração no País.

Em sua primeira edição, trinta e oito suítes - sendo seis exclusivamente femininas, mais uma para cadeirante e outra para deficiente visual -, o hall e o lound-caffe, do WTC Hotel (eleito pela revista Veja, o melhor hotel de negócios de 2006) foram decorados por profissionais brasileiros, participantes de edições anteriores do Casa Cor. “A hotelaria mudou. Hoje há a preocupação de se abrigar as pessoas como se elas estivessem na própria casa, com requinte e sofisticação e os 40 profissionais souberam passar muito bem isso”, destaca o diretor do evento, Roberto Dimbério.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) hoje já são cerca de 25 mil meios de hospedagem em todo o Brasil. Os mais modernos equipamentos vêm apostando em novas tendências como os hotéis designs e hotéis boutiques, e os mais antigos, para não ficar fora do mercado, têm investido pesado em revitalização e na modernização de seus equipamentos, tudo para tornar o ambiente o mais agradável possível.
“Procurei usar o mesmo conceito adotado pelos grandes hotéis boutiques: um algo mais que quarto-hotel. Da iluminação aos móveis e tecidos, trabalhamos com muita sofisticação, elegância, praticidade e personalidade para atender o hóspede do hotel”, destaca o arquiteto carioca, Jairo de Sender, único a participar de todas as edições do Casa Cor na cidade do Rio de Janeiro. Assinando o quarto de número 301, Jairo procurou mostrar, de uma forma irreverente, como o carioca vê São Paulo. “Os tons variam de bege a marrom, com imagens de São Paulo. É um trabalho sofisticado, irreverente e com um toque carioca”, brinca.
Já a arquiteta Ana Lucia Siciliano apostou no conceito de sustentabilidade. Na suíte 414, que leva seu nome e dos sócios Frank Siciliano e Marcelo Todescan, foram utilizados materiais que levem o hóspede à importância sócio-ambiental. “As pessoas não têm muita noção do que é sustentabilidade. Muitos acham que é uma coisa alternativa. Trabalhamos com carpete ecológico, madeiras certificadas e materiais renováveis. Você consegue ser ético, de forma elegante e que agrade”, explica a arquiteta que se inspirou na Amazônica para realizar seu trabalho.

Diferencial do Casa Hotel

Um dos grandes diferenciais desta edição é que, findo o evento Casa Hotel, os visitantes poderão desfrutar dos quartos que mais gostarem. Durante todo o ano de 2007, os quartos farão parte do funcionamento normal do hotel. “Procuramos transformar as suítes do hotel, com profissionais do Casa Cor e, ainda, permitir que os hóspedes utilizem o espaço”, explica Dimbério, cuja parceria com o WTC Hotel foi assinada para a realização do evento por mais dois anos.
Segundo ele, está em estudo a possibilidade da realização também no Rio, ainda para o próximo verão, mas tudo dependerá do sucesso desta primeira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário