Todescan Siciliano

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Arquitetura

sexta-feira, novembro 24, 2006

SUSTENTABILIDADE UM BOM NEGÓCIO

SUSTENTABILIDADE UM BOM NEGÓCIO

Por Marcelo Todescan

Nos EUA, o segmento da Economia Sustentável é um mercado que cresce anualmente aproximadamente 150 bilhões de dólares. Não se trata de uma categoria específica de produtos ou serviços, mas sim de uma série de filosofias ecológicas compartilhada nos negócios.
Esse mercado cresce rapidamente não por ser a coisa certa a fazer, ou por uma consciência ecológica, mas sim por ser uma parte extremamente lucrativa do mercado.
Vários exemplos pelo mundo comprovam que é possível ser ecologicamente sustentável e economicamente viável e lucrativo.
Uma das “faces” deste mercado ligada à saúde (não da doença), tem tido um crescimento elevado nos últimos anos, especialmente o mercado de orgânicos (Alimentação saudável), que cresce no mundo todo exponencialmente.
Mesmo em áreas onde os investimentos são mais difíceis, como é o caso das energias renováveis, o crescimento é enorme nos quatro cantos do planeta.
Um dos segmentos com mais vigor de crescimento são os de roupa e decoração nos EUA onde os dados são medidos periodicamente. Nos últimos cinco anos este segmento cresceu 39% ao ano.
Responsabilidade social sem dúvida é outra estrela neste mercado, não dá para se falar em sustentabilidade sem levar em conta o lado social, econômico e ecológico.
Isso fica bem nítido quando vemos as empresas publicando seus relatórios sobre sustentabilidade ou responsabilidade social.
Sem dúvida estamos vivendo em um mundo diferente, novo, com desafios gigantescos, com dimensões nunca encontradas antes, mas com certeza, com oportunidades com as mesmas dimensões.
O que há pouco tempo eram previsões, alarmes de alguns cientistas. Hoje são fatos.Mudança climática não é mais uma teoria, hoje a discussão é de quanto tempo ainda temos antes de mudanças mais radicais, e de como nós, enquanto humanidade, vamos participar deste mundo novo, como vítimas ou co-autores de um futuro sustentável.
A mudança de hábitos é uma coisa demorada, por isso, me parece uma boa estratégia a de atender o mercado como ele é, fazendo as mudanças nos produtos e serviços e não no estilo de vida.
Achar alternativas é uma opção, mas a maioria levará muito tempo para implementar as mudanças mais profundas de consciência.
Por exemplo, é muito mais difícil você largar seu carro em casa e ir para o trabalho de bicicleta do que usar um combustível ecologicamente correto mesmo que mais caro. É nisso que parte das empresas estão apostando, com sucesso.
É verdade também, que o mercado tem evoluído e junto com isso sua exigência, não basta hoje a alface ser orgânica, ela deve ser cultivada por famílias em um projeto social, onde parte do lucro é destinado a outros projetos e assim por diante. Não basta só reciclar o lixo e usar papel reciclado, isso já é uma obrigação neste novo mundo.

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