Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

quarta-feira, novembro 29, 2006

Site Casa Sul - Em tempos de consumo consciente e qualidade de vida, a opção moderna são as casas feitas com a técnica da bioconstrução

Casa biocontruída
Forma muito melhor que as de alvenaria convencional

Em uma época onde o consumo consciente tem se tornado primordial, muitas pessoas sonham com uma casa confortável e ecologicamente correta.
De acordo com os arquitetos Marcelo Todescan e Frank Siciliano, diretores da Todescan Siciliano Arquitetura, isso é possível utilizando-se as técnicas da bioconstrução. Segundo eles, a bioconstrução é uma forma conceitual que vai além de uma manifestação arquitetônica. Seja em reformas ou construções, essa técnica interativa possibilita a elevação da auto-estima do morador e o torna ativo, já que este participa de todo o processo construtivo. “Amassar barro para erguer as paredes da casa dá a verdadeira importância de fazer parte, de interagir com o meio ambiente e dar referência ao que é nosso”, concorda Andréa Palma, proprietária de uma casa ecológica.

“O fato de criarmos alternativas viáveis para a construção e manutenção de comunidades sustentáveis garante qualidade de vida às futuras gerações”, ressalta Siciliano. Por conta disso, ele e Todescan desenvolveram um projeto utilizando a técnica japonesa "Tsuchi Kabe", empregada na construção de templos budistas, casas de luxo e edificações no estilo tradicional. “Usamos a técnica japonesa por sua tradição milenar e por ser uma solução socioambiental”, afirma Todescan. Ele garante que essa é uma técnica simples e fácil de fazer, pois utiliza matérias-primas naturais, como pedras nos alicerces, paredes leves e finas, de estrutura em madeira reciclada, bambu, terra e argila. E explica, ainda, que obras bioconstrutivas fazem bem à saúde. “Casas com paredes de barro controlam a umidade e a temperatura interna da residência de forma muito melhor do que as de alvenaria convencional”.
Segundo a dupla, as pessoas podem optar por construções inteiras ou reformas parciais. “Construir um prédio de pau-a-pique e barro é complicado, porém nada impede usar esse material natural nas paredes internas dos apartamentos”. Os arquitetos afirmam que o projeto bioconstrutivo não é caro, já que é possível adequar a residência a projetos como captação e reuso de água, tratamento de esgoto, captação de energia solar e utilização de matérias-primas da região. “A possibilidade de integrar as necessidades de conforto e qualidade de vida a uma forma ética e sustentável de viver é a grande sacada deste segmento”, concluem os arquitetos da Todescan Siciliano Arquitetura.

Os arquitetos Marcelo Todescan e Frank Siciliano são os responsáveis pela nova roupagem da rede McDonald’s na América Latina, rede de Hospitais Vita, nova sede do Instituto Bacarelli e estão frente do projeto de sustentabilidade Gaia Education no Brasil, que visa multiplicar o conceito sustentável. Além dos projetos corporativos, a dupla é especialista em projetos residenciais que utilizam à técnica da bioconstrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário