Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

sexta-feira, setembro 26, 2008

Centro Educacional em Sustentabilidade

Centro Educacional em Sustentabilidade será inaugurado em outubro
Complexo público abrigará a nova sede da Fundação AlphaVille e usará de técnicas e práticas para que seja sustentável e referência na região

As obras de construção do Centro Educacional em Sustentabilidade (CES) já estão em ritmo de finalização para a inauguração, que ocorrerá em 10 de outubro. Localizado dentro do AlphaVille Burle Marx, o CES é um equipamento público - construído pela AlphaVille Urbanismo em parceria com o CRIS (Centro de referência e Integração em Sustentabilidade) e doado à prefeitura de Santana do Parnaíba - e será cedido em comodato para a Fundação AlphaVille para fins educacionais. A administração será quatripartite, feita pela prefeitura, Fundação, comunidade e parceiros locais.

O Centro tem como missão “ser desde a sua concepção um espaço de educação para a sustentabilidade com demonstrações e referencias práticas e teóricas sobre como podemos conviver em harmonia com todos os seres” e como visão “tornar-se uma referência na educação para a sustentabilidade, abrigando exemplos de experiências replicáveis, fomentando melhorias sociais, ambientais, econômicas e de visão de mundo”.

Seguindo as premissas de sua missão, o Centro já contou com oficinas de bioconstrução com o apoio do GAIA, o braço de educação para sustentabilidade da ONU (Organização das Nações Unidas) com temas como construção com encaixes de bambu, com uso de barro e também do biodigestor (equipamento onde a matéria orgânica é transformada em gás para uso como combustível). As oficinas contaram com a participação de estudantes e da comunidade e parcerias de profissionais ligados a cada atividade.

As parcerias começaram já na fase de construção e já envolvem dezenas de empresas, associações e instituições. Entre elas estão O Instituto Ambiental (OIA) que colaborou com o tratamento de esgoto do biossistema integrado; a organização sem fins lucrativos Permacultura, com a tecnologia para o tratamento da água da chuva e do esgoto, financiado pela Indústria Gráfica Brasil (IGB); a Zun, que colaborou com as estruturas de bambu; a Altercorp, que forneceu o equipamento para o funcionamento da energia eólica a preço de custo; a Construvan, que facilitou pagamento e entrega de tijolos de solo e cimento. A cúpula da sala de celebração foi uma parceria com Vitor Lotufo e Valmir Fachini e a madeira certificada é da empresa Ecolog. Entra as doações, a Ecolit, que doou placas feitas de aparas de tubo de creme dental, a Ekobe, que doou revestimentos de pastilhas de côco; a Lepri, que doou cerâmicas; a UBV, que doou vidros, a Forbo, que doou o piso Marmoleum, a Ciaform, que doou o piso de borracha reciclada, a Sansuy, que doou a colocação da manta para a impermeabilização do telhado; a Tetrapack, que doou material de caixas para a fabricação de divisórias. Ainda há outras parcerias para serem fechadas e realizadas.

Sustentável em diversas frentes - Outros dispositivos e tecnologias de geração de energia serão construídos no centro, ainda que para fins somente educativos, como gerador de energia eólica, solar, biodigestor, tijolos de solo cimento. No complexo, a água da chuva será reaproveitada, haverá teto verde - em que se aproveita a área para cultivo de plantas, melhorando a temperatura local e o aproveitamento de espaço, hortas e jardins serão plantados no conceito da permacultura e também haverá o sistema de banheiro seco, gerando economia de água e material orgânico para adubo.

Além da idéia do uso de embalagens Tetrapack, serão exploradas outras formas de reciclagem, com móveis feitos de pneus e o Desenvolvimento de manuais de produtos que podem ser confeccionados com reciclagem , uma parceria com um projeto de mestrado do CEFETde Curitiba (Centro Federal de Educação Tecnológica).

Depois de pronto, o CES usará seu espaço e a informática como ferramentas de Educação para Sustentabilidade, servirá de apoio para a reformulação do produto AlphaVille Escolas Ecológicas, envolverá os moradores do Burle Marx com o conceito programa “Construindo sua Vida em AlphaVille e as lideranças e comunidades locais com eventos de educação para a Sustentabilidade, buscando a Integração das comunidades com os moradores dos empreendimentos. Todos os eventos e cursos estarão permeados dos conceitos de Consumo Consciente, Liderança Sistêmica, Comunicação Não Violenta, Gestão de empreendimentos Sociais, cursos sobre esses assuntos a serem realizados por diversos parceiros neste espaço.

24/09/2008

http://www.fundacaoalphaville.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário