Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

sexta-feira, novembro 30, 2007

INSTITUTO BACCARELLI ANUNCIA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE EM HELIÓPOLIS



A ONG Pró-Vida e a Prefeitura de SP assinam convênio para a construção da nova sede projetada pelos arquitetos Frank Siciliano, Marcelo Todescan e Ana Lucia Siciliano

Na próxima segunda-feira (27/08), às 10h, será assinado um convênio entre a ONGPró-Vida e a Prefeitura de São Paulo (por meio da Cohab), permitindo aoInstituto Baccarelli a construção da 1ª fase de sua nova sede em Heliópolis,zona sul da capital. As obras estão programadas para começar em setembro.

Desenvolvido pelos arquitetos Frank Siciliano, Marcelo Todescan e Ana Lucia Siciliano, da Todescan Siciliano Arquitetura, a nova sede será um espaço cultural amplo, com 6 mil m² de área construída. "Fazer parte do conceito Baccarelli é mais que uma obra social. Projetar um espaço que será referência na área social e musical é uma honra", ressalta Frank.

O complexo atenderá a 3,5 mil alunos por ano após a construção de mais dois prédios. Haverá uma sala de concertos para 500 pessoas, palco com fosso de orquestra, camarins, salas de figurino e equipamentos, salas de estudo em grupo, sala de aula teórica, refeitório, sala de informática, biblioteca e espaços de convivência. Com essa estrutura, será possível implementar projetos de ensino de dança e artes cênicas.

Fundado há 11 anos, o Instituto Baccarelli dedica-se ao ensino de música para 500 jovens entre 7 e 25 anos na favela de Heliópolis, em São Paulo. Para expandir seu atendimento à comunidade, o Instituto buscou uma área pública na própria Heliópolis e conseguiu obter da Cohab a cessão em comodato de um terreno de 3 mil m² para sua nova sede, que terá um total de 6 mil m² de área construída.

Pelo convênio, a ONG Pró-Vida participará não com doação financeira, mas com o gerenciamento e execução total da 1ª. fase, até sua conclusão. A organização procura apoiar projetos que se dedicam à educação técnica e aceitou participar do convênio por identificar sua missão com o trabalho do Instituto Baccarelli, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social e dá a eles chance de progredirem por conta própria na carreira.

A 1ª fase do projeto contempla a parte da escola (2,8 mil m² de construção), com início em setembro e conclusão prevista em oito meses. O local terá 33 salas de aula, refeitório com cozinha industrial, biblioteca, salas de ensaio e capacidade para atender a 2 mil alunos.

De acordo com Edmilson Venturelli, Diretor do Instituto Baccarelli, o novo prédio será a melhor instalação de uma escola de música no Brasil. "É a primeira vez que uma edificação será construída especificamente para o ensino de música", afirma.

O engenheiro José Augusto Nepomuceno, da Acústica e Sônica, foi o orientador da acústica da Sala São Paulo e também pesquisou escolas de música em diversos países para conhecer as necessidades do Instituto Baccarelli. Ele é o responsável por toda a engenharia acústica do Instituto.

Cerimônia de assinatura do convênio:
Data: 27/08 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Terreno da nova sede do Instituto Baccarelli
Estrada das Lágrimas, 2461 - Heliópolis - SP.
Tel.: 6914-6377 - www.institutobaccarelli.org.br

* Após o evento, a imprensa está convidada a visitar o terreno onde será construída a nova sede do Instituto.

Presenças confirmadas:
Prefeito Gilberto Kassab
Secretário Municipal de Educação
Secretário Municipal de Habitação
Secretário Municipal de Cultura - Carlos Augusto Calil
Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho - Guilherme Afif Domingos
Representante do Pró-Vida
Arquiteto Responsável pela Obra - Frank Siciliano (Todescan Siciliano Arquitetura)
Maestro Silvio Baccarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário