Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

quinta-feira, junho 14, 2007

Dimep marca presença na Casa Cor 2007

Data: 31/05/2007

Durante a Casa Cor 2007, que acontece de 29 de maio a 09 de julho, no Joquey Clube de São Paulo, os visitantes terão acesso à “casa do futuro”, montada num espaço denominado “Café do Relógio”. A novidade será apresentada pela Todescan Siciliano Arquitetura. Além de adereços ecologicamente corretas, o espaço também contará com o famoso relógio de fachada do Jockey, fabricado pela Dimep – Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso – há mais de vinte anos, e todo reformado pela mesma para o evento.

Com sua grande experiência e qualidade, a Dimep projeta e industrializa relógios de fachada, feitos de acordo com a necessidade de cada cliente. As peças podem ser adaptadas ao logotipo de empresas, servindo como instrumento de publicidade.

Sobre a “casa do futuro” - Projetada pelos arquitetos Ana Lucia Siciliano, Frank Siciliano e Marcelo Todescan a versão da casa moderna está longe de ser governada por um computador. Ao contrário, as residências e ambientes comerciais do futuro terão placas que captam energia solar, revestimentos reciclados, décor de fibras naturais e paisagismo com reuso de água. Toda essa praticidade e respeito ao futuro do planeta pode ser visto e tocado no Café do Relógio.

Ao adentrar o ambiente, pela rampa principal, visitantes poderão andar num piso especial emborrachado feito à base de pneu reciclado. Já na parte interna, o piso de teca, encontrada também na fachada, e os móveis de pequiá, traz ao mercado moveleiro uma nova opção de madeira estável, resistente, advinda de reflorestamento. As paredes revestidas com adobe mostram que, além de requintada, o ‘detalhe’ beneficia a saúde, pois a parede passa a ‘respirar’ reduzindo problemas de umidade, criando um micro clima interno agradável.

No teto, a pintura à base de tinta mineral produzida com resina e pigmentos naturais dividem a atenção com luminárias de fibras naturais originada do reaproveitamento de curauá, palmito, açaí, côco e miriti. Unidos dão um toque sutil ao design. Para tocar o material, parecido com papel reciclado, porém, mais resistente, não é necessário ser o maior homem do mundo, basta pedir o cardápio ou apalpar displays que estarão sobre as mesas.

“E a sustentabilidade não pára por aí”, avisa a arquiteta Ana Lucia Siciliano. E ela tem razão. Aventais, cadeiras e poltronas foram forradas por um tecido ecológico adquirido a base de reuso e reciclagem; velas de mesas com sementes naturais e jogos americanos à base de tecido orgânico são outras grandes novidades que constarão no projeto do Café Sustentável, juntamente com cadeiras, guarda-corpos e tampo de mesas feitas de bambu. “Conhecido pela sua resistência, os bambus colaboram com a diminuição da degradação da camada de ozônio, já que filtra 30% a mais do gás carbônico emitido nos ares do que a vegetação de mesmo porte”, conta a arquiteta.

Além disso, o Café do Relógio terá um sistema especial de captação e distribuição de energia renovável, onde foram aplicadas placas fotovoltaicas que captarão energia solar e reverterão em aquecimento de água, iluminação e bombeamento de uma fonte d’água. Ainda na iluminação, foram usadas lâmpadas fluorescente compactas com o objetivo de reduzir o consumo de energia.
Depois de todas essas novidades ambientalmente corretas não podemos esquecer do agradável, moderno, charmoso e funcional jardim. Funcional? Isso mesmo, funcional. Segundo os arquitetos a proposta foi criar um projeto paisagístico que aliasse os atributos estéticos e olfativos ao reaproveitamento de água que seria dispensada das torneiras locais. “A água que a priori não teria mais condição de uso é reaproveitada para regar as jardineiras estrategicamente localizadas nos quatro cantos do Café. Para isso foram usados copo-de-leite por se adaptarem a zonas muito úmidas e por sua capacidade de absorção de água, nutrientes e impurezas, filtrando naturalmente a água”, revela Ana Lucia Siciliano.

A inovação do projeto permitiu aos profissionais trazerem ao cenário, novidades e soluções para deixar a obra requintada e ambientalmente correta. Para harmonizar a obra foram utilizadas ainda técnicas de Geobiologia e Feng Shui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário