Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

quarta-feira, maio 30, 2007

Jardim Funcional será um dos grandes diferenciais da Casa Cor 2007

Fonte: Sosni
Data: 24/05/2007

Os arquitetos Ana Lucia Siciliano, Marcelo Todescan e Frank Siciliano encomendaram à Coltivare Paisagismo e Jardinagem um jardim do futuro. A idéia seria transformar o jardim ao entorno do Café do Relógio em um ambiente agradável, moderno, charmoso e funcional, que tivesse integração com o projeto dos arquitetos, cujo principal diferencial é a sustentabilidade e o design ético. No projeto paisagístico inovador e sustentável, a empresa de jardinagem adaptou plantas a um sistema de reuso de água, chamado de “zona de raízes”.


As sócias-diretoras da Coltivare, Laura e Patrícia Giorno, explicam que a água que sai da cozinha (chamada de água cinza), será utilizada para regar as jardineiras estrategicamente localizadas nos quatro cantos do Café. Esse trabalho foi baseado em uma pesquisa realizada pela ONG ‘O Instituto Ambiental’. “As jardineiras trarão copo de leite por conseguirem viver em áreas encharcadas e por sua capacidade de absorvação de água e nutrientes, que no processo normal de irrigação seriam desperdiçados. Além, claro, da importante função de filtragem da água e por apresentar belas folhas e flores, reforçando o projeto paisagístico e mantendo harmonia com a proposta do evento Casa Cor”, comenta a arquiteta e paisagista Patrícia Giorno.

O Café do Relógio contará ainda com um canteiro central, que será um local de interação com o público. Nele foram utilizadas ervas tais como manjericão, citronela, lavanda, dentre outras. Segundo as paisagistas, as espécies foram escolhidas levando em consideração fatores como aroma, sabor, além, é claro, de seus atributos estéticos. Com uma significativa função ornamental foram plantados pés de café na lateral do projeto.

"A Coltivare é uma empresa de paisagismo e jardinagem que acredita na criação de projetos que se adequam às necessidades de seus clientes, buscando, por meio de uma maior integração entre a arquitetura, o design e o paisagismo, criar espaços diferenciados e harmônicos. Todas essas soluções agora apresentadas na Casa Cor, sempre estiveram presentes nos projetos da Coltivare", afirma a designer e paisagista Laura Giorno.

Um comentário:

  1. É muito legal a ideia de um jardim funcional, acho que as pessoas deveriam aproveitar pequenos espaços cimentados, para plantar ervas em vasos e jardineiras.....
    Tenho um espaço cimentado pequeno,atras do predio que eu moro e um grande espaço de arvores, flores, etc... Eu e uma vizinha estamor montando um jardim assim ainda estamos no começo, mas meus filhos ja se interessaram e adoram pegar as ervas e come-las.

    ResponderExcluir