Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

domingo, março 18, 2007

Estadão - Caderno Construção - PAU-A-PIQUE




PAU-A-PIQUE


O escritório Todescan Siciliano Arquitetura projetou uma casa em Cotia, Grande São Paulo, praticamente 100% sustentável. As estruturas de madeira são todas de eucalipto de reflorestamento. A maior parte das paredes foi construída a partir de uma técnica japonesa semelhante ao pau-a-pique: tramas de bambu revestidas por várias camadas de barro.

Assim, a parede “respira” e proporciona um conforto térmica a quem está dentro do ambiente (temperatura fresca no verão e aquecida no inverno). Apenas em 20% das paredes foram utilizados tijolos cerâmicos. Na pintura, um preparado de água, cal, terra e pigmento. “O custo foi praticamente o mesmo de uma casa normal”, diz o arquiteto Frank Siciliano.

Entretanto, dependendo do grau de sustentabilidade que o projeto deverá abranger, o investimento pode ser maior do que em uma construção comum. De acordo com o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Cláudio Alencar, não há dados coletados e tratados adequadamente no Brasil sobre esse ponto, mas existe sim uma tendência de incremento de custo. “No longo prazo o investimento adicional pode ser compensado”, avalia.

Site Estadão Click Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário