Todescan Siciliano

Todescan Siciliano
Arquitetura

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Arquitetos ressaltam a importância de se adaptar ao meio ambiente




Fonte: Website Voluntários Embratel
Data: 29/01/2007

Fontes alternativas de energia, redução das emissões de gases, como dióxido de carbono, são as grandes preocupações atuais da humanidade. A apreensão em conter a mudança climática está levando líderes de muitos países a rediscutirem pactos como o Protocolo de Kyoto ' cujo EUA, China e Índia não fazem parte. Enquanto líderes mundiais reúnem-se, empresários nacionais procuram adequar suas indústrias a fim de gerar um lucro ético e um negócio de sucesso.

Especializada em bioconstrução e projetos sustentáveis a Todescan Siciliano Arquitetura é um dos escritórios que vem sendo procurado para essa adaptação. De acordo com os diretores, os projetos sustentáveis e bioconstrutivos já respondem por 70% de seus trabalhos atuais.

'Fazemos nossos projetos de forma aberta, com uma abordagem transdisciplinar do designer acrescentando à estética: funcionalidade, aspectos sociais, ecológicos e econômicos, dentro de uma visão de mundo sustentável', explica o sócio-diretor Marcelo Todescan.

Marcelo afirma que para uma empresa ser efetivamente sustentável ela deve respeitar a natureza desde sua concepção. Seja no sistema integrado de esgoto, na captação de água de chuva e energia solar, na edificação com tijolos bioconstrutivos, madeiras de reflorestamento revestimentos ecológicos, entre outros.

'Há 13 anos trabalhando com este nicho, avaliamos em nossas ações o impacto no futuro do planeta, levando-se em conta as futuras gerações. Por isso, optamos por materiais que de alguma forma não agridam o meio ambiente', afirma o arquiteto.

Pioneira, a Todescan Siciliano trouxe ao Brasil um projeto desenvolvido pela ONU, batizado como Gaia Education. Esse programa, que no ano passado formou 80 pessoas só em São Paulo, garante, através da educação consciente, a sustentabilidade do planeta. Um dos objetivos é ajudar todos a tomarem consciência do impacto ambiental que provocam no mundo e estimular cada pessoa a tentar reduzir esse impacto negativo, a chamada 'Pegada Ecológica'.

'Cada um de nós, no seu dia-a-dia, provoca um determinado impacto no Planeta. As nossas opções enquanto consumidores, a forma como nos deslocamos, a quantidade de resíduos que produzimos e até o tipo de alimentação que consumimos, implicam o uso de uma determinada porção de recursos naturais', conta a diretora da Todescan Siciliano e decoradora Ana Lucia Siciliano.

Assim como o Gaia, a Todescan Siciliano tem como principio viabilizar um 'estilo de vida' sustentável nas grandes metrópoles. Para isso, busca adaptar em moradias residenciais paredes feitas, por exemplo, de pau-a-pique, ótima para a saúde humana. 'Casas com paredes de barro controlam a umidade e a temperatura interna da residência muito melhor do que a de alvenaria convencional. Um dos quartos, de uma famosa casa, de um programa popular, reproduz uma cabana de pau-a-pique. Mas, infelizmente ainda não se deram conta da importância que este projeto significa para a sociedade', lamenta Todescan. (Ecopress - 29/01/07 com informações da KB assessoria, às 15h18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário